Associação Clube das Tintas ( Fonte - Diário do Comércio - 30/08/2014)

05/09/2014 13:09

Quinze proprietários de lojas de tintas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Sete Lagoas, na região Central, se unem para formar a primeira central de negócios do segmento no Estado. A concorrência virou sinônimo de parceria para as empresas do Clube das Tintas que juntas aumentaram as vendas e os lucros.
A ideia de união foi consolidada em 2010 com a parceria de três associados. No ano seguinte, o grupo ganhou força com a adesão de mais oito empresários. "Foi a forma ideal para conseguirmos mais poder de negociação com fornecedores, visibilidade e sucesso", avalia o presidente do Clube das Tintas, Leonardo Antonacci.
Em 2013, o grupo ganhou o apoio do Sebrae Minas. Os empresários participaram de capacitação chamada Cultura da Cooperação, onde descobriram a importância do associativismo e as vantagens em trabalhar em unidos.

Em maio do ano passado, os empresários começaram a fazer comprar em conjunto. Em fevereiro de 2014, as vendas cresceram 17,4% e os lucros 5,4%. "Conseguimos mais bônus com fornecedores. Antes, a maioria dos associados não conseguia comprar de grandes marcas multinacionais, compravam de distribuidores com preços que chegavam de 6% a 12% mais caros", justifica Leonardo.

Atualmente, o grupo é formado por 15 empresários e possui 21 lojas em Belo Horizonte, Contagem Betim, Vespasiano, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Santa Luiza e Sete Lagoas. Em agosto, o grupo lançou oficialmente a marca Clube das Tintas.
O grupo também fez uma pesquisa de mercado e descobriu que depois do pintor, o vendedor é o que mais influencia os clientes na hora da escolha da tinta. O resultado estimulou a criação de um novo slogan para a marca "Clube das Tintas - Doutores em Cores".
Os empresários também investiram em marketing, no atendimento aos clientes pelas mídias sociais e na criação de um site que permite o cliente utilizar ferramentas para simular as cores nos ambientes de uma casa, calcular a quantidade de tinta necessária para a pintura, saber quais são as cores mais usadas em determinados espaços e ainda personalizar uma cor."Entendemos que com uma marca forte e com um atendimento de qualidade podemos criar um diferencial de mercado", diz Antonacci. (ASN)